EAAMO'21 Seção Temática de Políticas e Práticas

Convite para Participação

Prazo de Inscrição: 14 de junho de 2021

Data: Dias 5 a 9 de outubro de 2021

Link para a submissão: EasyChair

A Conferência inaugural sobre Equidade e Acesso aos Algoritmos, Mecanismos e Otimização (EAAMO’21) irá decorrer nos dias 5 a 9 de outubro de 2021, virtualmente na plataforma Zoom e no Gather.town.

O objetivo deste evento é destacar os trabalhos que mostram como técnicas algorítmicas, de otimização e de design de mecanismos podem aumentar o acesso e as oportunidades para comunidades historicamente desfavorecidas e desprivilegiadas. Dando-se também destaque à apresentação de conhecimento proveniente das ciências sociais e humanas

Esta conferência procura promover uma comunidade multidisciplinar, facilitando as interações entre a academia, indústria, e o setor público e voluntário. Assim sendo, a conferência adota uma visão ampla de como a investigação pode contribuir para o acesso à oportunidade, e aceita trabalhos de qualquer natureza, desde investigações mais teóricas às mais práticas. Isto também inclui trabalhos que proponham novos insights sobre o funcionamento dos sistemas sociais. O programa irá contar com apresentações de investigadores de destaque e de outros profissionais, contando ainda com apresentações dedicadas à investigação de políticas e práticas.

Nós solicitamos submissões para a seção de investigação e também para a seção de políticas e práticas. As submissões podem incluir investigação teórica, revisão de literatura, e de posição escrita. As submissões podem ainda incluir problematizações relacionadas com a prática elaboradas por acadêmicos de qualquer disciplina e/ou por profissionais de qualquer setor.

Nós incentivamos as submissões provenientes de todas as disciplinas e que cubram domínios que incluem a participação cívica, as economias de dados, discriminação e viés, desigualdade económica, desenvolvimento económico, educação, ambiente e clima, cuidados de saúde, habitação, mercados de trabalho, lei e políticas. As submissões passarão pelo processo de avaliação de pares realizado por especialistas na área disciplinar. A data-limite para submissões é 14 de junho de 2021.

A ACM EAAMO faz parte da iniciativa de Design de Mecanismos para o Bem Social (MD4SG), integrando a seção de workshops e tutoriais em conferências que incluem a ACM EC, ACM COMPASS, ACM FAccT e a WINE.

Tipos de Submissão

Pode-se submeter para uma destas categorias:

Para todas as submissões independentemente da seção temática, os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

  • Desafios em termos de mercado e mecanismos em contextos com recursos reduzidos
  • Mecanismos redistributivos para aumentar o acesso oportunidades
  • Melhorar a prestação do serviço social e a avaliação
  • Alocação de fundos provenientes de seguros de saúde e a gestão do acesso aos cuidados de saúde
  • Provisão equitativa de cuidados de saúde entre comunidades
  • Desigualdade económica e mobilidade intergeracional
  • Mitigação de desigualdades económicas resultantes de mercados de trabalho “in e off”
  • Detectando a existência ou as causas para comportamentos de exploração no mercado de trabalho
  • Aumentando a diversidade e igualdade utilizando abordagens algorítmicas
  • Regulações de mercado para dados e privacidade
  • Avaliando o impacto dos professores, escolas, e do impacto das políticas de educação
  • Melhorando a alocação de recursos educacionais
  • Medir e avaliar o progresso para a o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável
  • Reduzindo as ineficiências presentes em quintas de pequena dimensão e em cadeias de fornecimento com recursos reduzidos
  • Propostas algorítmicas para encorajar participação cívica
  • Avaliando justiça na representatividade eleitoral
  • Informando o design de políticas para as alterações climáticas
  • Projetando sistemas equitativos de transporte
  • Combate aos desafios infraestruturais que impactam comunidades marginalizadas
  • Considerações éticas considerando o uso de intervenções informadas por algoritmos e o design de mecanismos no contexto do setor público.

seção Temática de Políticas e Práticas

A seção temática de Políticas e Práticas destina-se a submissões de investigadores e especialistas do domínio em estudo, especialmente as que enfatizem trabalho aplicado, questões relacionadas com políticas, ou problemas práticos. Indivíduos com qualquer pertença institucional ou afiliação organizacional podem submeter para esta seção temática, encorajamos especialmente as contribuições de indivíduos que pertençam a organizações governamentais e não-governamentais ou então da indústria em questão. As submissões serão categorizadas numa das seguintes 5 áreas em foco:

  • Submissões de bases de dados com novos dados recolhidos e documentados com o propósito de fomentar novas investigações em diferentes áreas de aplicação, criando novos standards para a recolha de dados, transparência, e responsabilização, promovendo também colaborações interdisciplinares. A submissão deve incluir a base de dados, que será carregada como um ficheiro suplementar tal como a sua informação em metadata. A base de dados também pode ser carregada para serviços de partilha de dados externos, a conferência irá fornecer uma opção para um portal de dados aquando da aceitação da submissão. A submissão deve vir acompanhada por um documento detalhando a área de aplicação, potenciais usos dos dados, e também quaisquer questões, problemas, limitações ou considerações éticas para a recolha, organização dos dados, acesso e uso. Encorajamos os autores a considerarem as questões apresentadas nas recomendações presentes em Fichas Técnicas e Bases de Dados.
  • Demonstrações que podem vir a ser protótipos e/ou sistemas de software e plataformas móveis que já tenham sido implementados. As Submissões de demonstração devem vir acompanhadas por uma descrição do Sistema, contendo também instruções detalhadas para a sua utilização. A submissão deve incluir também um documento detalhando o problema específico que o Sistema pretende tratar, tal como a importância do problema e todas as limitações e desafios conhecidos na utilização de sistemas semelhantes. Deve ainda especificar considerações sociais e éticas resultantes da utilização de tal sistema no presente e nos seus potenciais desenvolvimentos no futuro.
  • Artigos de Tomada de Posição que apresentem uma nova perspetiva e enquadramento ou que abram uma nova área de debate em relação a algum tópico particular relacionado com o tema da conferência. Nós encorajamos particularmente submissões de profissionais criadores de políticas, tal como investigadores que trabalham com estas comunidades, para discutir potenciais possibilidades de trabalho entre a academia, indústria, o setor público, e organizações não-governamentais. As submissões também podem incluir lições aprendidas através dos esforços realizados na tentativa de ligar a investigação à prática.
  • Pitches de problemas sob a forma de artigos técnicos (white papers) detalhando os problemas que surgem na prática que impactam comunidades marginalizadas. Os problemas devem ser aqueles que se beneficiariam de uma atenção mais abrangente dentro da comunidade científica. As submissões devem fornecer informações gerais sobre o problema, um resumo de qualquer método existente ou perspectivas desenvolvidas para combater o problema, e discussões sobre a forma como as técnicas algorítmicas, otimização, ou sobre a forma como o design dos mecanismos podem contribuir para possíveis soluções. Também recomendamos que as submissões contenham uma discussão sobre os problemas e que encorajem soluções holísticas, partilhem insights provenientes de colaborações entre académicos e profissionais das áreas, e/ou que introduzam novos métodos para se abordar os problemas.
  • Artigos de revisão da literatura que fornecem uma revisão geral de um tópico de particular relevância para a conferência. A submissão deve resumir os trabalhos relevantes na área a ser apresentada de uma forma compreensiva e coesa. Além dos artigos de revisão da literatura, nós também encorajamos fortemente submissões de criadores de políticas e de profissionais da área em questão que apresentem abordagens de estado da arte utilizadas numa determinada área de aplicação que sejam acessíveis simultaneamente para a comunidade académica e para a audiência não-académica.

Instruções para a Submissão

Para a seção temática de Políticas e Práticas, as submissões poderão ser de arquivo ou não, sendo que damos preferência aos artigos de arquivo. A seção de arquivo aceita submissões que constituem novos artigos científicos que não tenham sido publicados em procedimentos de conferência. A seção de arquivo também aceita submissões que já tenham sido publicadas em revistas. A seção de não-arquivo, por sua vez, aceita artigos de investigação que não tenham sido publicados antes de janeiro de 2019. Os autores devem carregar um PDF do seu artigo para o EasyChair, também devem carregar qualquer outro material relevante, com bases de dados na seção complementar. Não temos requisitos de formatação nem de número de palavras, porém, os artigos que forem aceites terão no máximo 10 páginas na versão final pronta a ser publicada. Além do PDF, pedimos aos autores que carreguem uma descrição de 200-250 palavras para o EasyChair resumindo a sua submissão e a sua relevância para a conferência.

As submissões são anónimas: os autores devem ter cuidado para não incluírem os seus nomes nem afiliações dos autores no artigo, incluindo quando se referem às suas investigações anteriores. O responsável pela submissão deve listar todos os coautores quando submeter o trabalho para o EasyChair mas não o deve fazer no ficheiro PDF da submissão. Os autores podem submeter trabalhos que não tenham ainda sido publicados, que estejam sob revisão, ou que tenham sido publicados não antes de janeiro de 2019. Se o trabalho já tiver sido publicado, por favor inclua a citação no EasyChair.

Apenas aceitamos submissões na língua inglesa. A MD4SG e a EAAMO procuram construir comunidades multilingues, e antecipamos desde já, que em próximos eventos pretendemos aceitar submissões noutra línguas.

Revisão

As submissões serão avaliadas segundo os seguintes critérios:

  • Qualidade da submissão medida pela precisão e clareza da contribuição e exposição.
  • Relevância para o objetivo da conferência.
  • Inovação na Área: encorajamos particularmente trabalhos que explorem novas aplicações ou que utilizem novas abordagens para estudar campos existentes.
  • As submissões também serão avaliadas segundo um dos seguintes critérios:
    • Potencial para investigações futuras interdisciplinares. Nós apoiamos particularmente submissões que tenham o potencial para desencadear colaborações interdisciplinares.
    • Apresentações de um campo específico de conhecimento. Nós incentivamos especialmente os profissionais que tenham interesse ou experiência na tradução entre problemas práticos e abordagens académicas.

Os artigos que não se adequem a esta conferência conforme os critérios acima especificados poderão ser rejeitados imediatamente sem que sejam enviados para a revisão de pares.

A EAAMO’21 irá seguir um Sistema de revisão em duas fases. Todas as submissões passarão pelo processo de revisão de pares por pelo menos 2 revisores num formato completamente anónimo. A comissão reserva o direito de não rever todos os detalhes técnicos das submissões.

Registe-se aqui para a conferência. Será prestada assistência financeira para os custos da sua inscrição, tal como para os Planos de Dados. Todos os pedidos para assistência financeira têm de ser submetidos até 14 de junho de 2021, às 17h PT (horário do Pacífico); todos os pedidos recebidos depois desta data não serão considerados.

Informações Importantes

  • Data-limite para a submissão de artigos: 14 de junho de 2021
  • Página de submissão para artigos: EasyChair
  • Data-limite para o Pedido para Assistência Financeira: 14 de junho de 2021 às 17h ET (21h GMT)
  • Notificação: 12 de agosto de 2021
  • Data do Evento: 5 a 9 outubro de 2021